TORNEIO DE BILHAR
Café Condaque
O Torneio de Bilhar, será jogado com o formato de campeonato, ou seja, todos
os jogadores se defrontarão.
O Vencedor, será o jogador com maior número de pontos, excepto se houver
decisão pela organização, de desclassificação, devido a conduta anti-desportiva ou
pela execução e tácticas que visem falsear ou prejudicar a competição.
Os pontos são atribuídos da seguinte forma: 1 (um) ponto por cada partida ganha
no jogo, 1 (um) ponto pela Vitória do Jogo, 0 (zero) pontos por não vencer partidas, ou
por decisão soberana do árbitro.
Cada jogo, será realizado á data e hora marcada, e obrigatoriamente com a
presença de um árbitro, nomeado pela organização.
Os jogadores, deverão comparecer a horas no local do jogo, tendo em caso de
atraso, 10 (dez) minutos de tolerância. A não comparência, o jogador faltoso, terá -1
(menos um) ponto, e o adversário, terá 4 (quatro) pontos.
Os horários dos jogos, poderão ser alterados, antecipados ou adiados, em
comum acordo entre os jogadores e a organização, até pelo menos 24 (vinte e quatro)
horas antecedentes ao início do jogo. Sendo adiados, estes devem ser realizados
antes da jornada seguinte. Caso não se realizem, o ou os jogadores em causa, terão
-1 (menos um) ponto.
Regras Gerais:
Escolha de Saída:
● A tacada de abertura, é decidida por “moeda ao ar”, os jogadores escolhem as
faces da moeda, a face que ficar voltada para cima, dá o direito de saída ao
jogador;
● A tacada de abertura, nas partidas subsequentes será alternada.
Posição de Saída:
● Após a colocação de todas as bolas coloridas nos respectivos sítios (4), o jogador
que tem direito a saída, coloca a bola branca em qualquer ponto da zona de saída
(1)
Inicio do Jogo:
● O jogo inicia-se logo que a bola branca ultrapassa a linha de partida
Tacada Legal:
● A tacada tem que ser feita com a ponta frontal do taco;
● A bola branca tem que contactar a bola colorida e, após o contacto, pelo menos
quatro bolas coloridas têm que tocar a tabela ou uma bola colorida ser embolsada;
● A não observância das situações referidas no número anterior implica falta na
tacada de abertura, perdendo o direito de tacada, o adversário, poderá jogar
conforme as posições das bolas (coloridas e bola branca), saindo com a “bola
branca de mão”, voltando a coloca-la na zona de saída (mantendo a posição das
bolas coloridas) ou voltar a abrir o jogo (com a respectiva colocação de todas as
bolas nos respectivos sítios);
● Quando, numa tacada legal, uma bola é embolsada, o jogador continua a sua
jogada, jogando á série embolsada; de contrário, a tacada termina e a mão é
cedida ao adversário;
● Quando na tacada de saída, são embolsadas duas bolas de séries diferentes, o
jogador perde o direito á tacada e fica a jogar á serie que embolsou primeiro.
Quando na tacada de saída, são embolsadas duas bolas de uma série e uma da
outra série, o jogador perde a tacada e fica a jogar á série que embolsou mais
bolas.
Faltas
São consideradas faltas:
● Embolsar a bola branca na tacada de saída, perdendo o direito á tacada para o
adversário;
● Embolsar a bola 8, na tacada inicial, neste caso o jogador perde o direito á tacada
para o adversário e a bola 8, será colocada na marca de fundo (5);
● Com a bola branca não contactar com nenhuma bola legal (bolas numeradas);
● Após a escolha das respectivas séries, a bola branca não contactar com as bolas
da série do jogador em causa, perde a tacada para o adversário e saca uma bola
da sua série, colocando-a no vértice do triangulo (3);
● A saída de qualquer bola (excepto a bola 8) da área de jogo (considera-se área de
jogo, a mesa e as tabelas até ao contacto com a madeira). Quando uma bola
colorida sair da área de jogo, esta volta a ser colocada na mesa, no ponto central
da tabela que tenha saído, o jogador que cometeu a falta terá de sacar uma bola e
colocar no vértice do triangulo (3) e perderá o direito á tacada;
● O jogador contactar em qualquer bola colorida, com qualquer parte do corpo ou
taco. Neste caso, o jogador perde o direito á tacada para o adversário, as bolas
que foram tocadas, serão colocadas nas posições originais, antes do acontecido;
● O jogador tacar a bola branca mais que uma vez por tacada ou “forçar a bola”
(carroça), ou seja, empurrar a bola branca com o taco, perderá o direito á tacada e
saca uma bola da sua série, colocando-a no vértice do triangulo (3);
● Tacar sem ter pelo menos um pé no chão;
● Tacar antes que todas as bolas se encontrem imobilizadas;
● Tacar a bola branca, na situação de “bola na mão”, fora da zona de saída;
● Um jogador demorar mais de 60 segundos a executar a tacada, perdendo o direito
à mesma;
O Jogador Perde a Partida:
● Quando embolsar a bola 8 em falta (excepto na abertura do jogo);
● Quando na mesma tacada, embolsar uma ou mais bolas do seu grupo e a bola 8;
● Quando embolsar a bola 8, num buraco que não foi cantado (o jogador, antes de
iniciar a jogada terá de dizer ao arbitro, onde irá embolsar a bola 8);
● Quando embolsa a bola 8 antes de embolsar todas a bolas da sua série;
● Quando faz sair a bola 8 da área de jogo;
● Quando a jogar á bola 8, faz sair a bola branca da área de jogo;
● Quando embolsar a bola 8, antes de escolher a sua série, excepto na tacada de
saída;
● Se na opinião do árbitro, um jogador, jogar deliberadamente sobre uma bola do
grupo do adversário ou à bola 8. Se o árbitro entender que o golpe não foi
deliberado, pode considerar apenas falta “Branca na Mão” para o adversário;
Partida Anulada:
● Quando os dois jogadores não têm por objectivo vencer a partida, a mesma é
anulada ao fim de três tacadas de cada jogador ou cometam três faltas
consecutivas;
Bolas Sacadas:
● As bolas “sacadas”, quando colocadas na mesa, têm de respeitar a seguinte
ordem: ponto 3, ponto 2, ponto 6 e ponto 7. Apenas a bola 8 (preta) é colocada no
ponto 5, quando se dá o início da partida com falta. Quando os pontos atrás
referidos, não estiverem livres, as bolas coloridas, serão colocadas na zona interior
do triângulo (4), no caso da bola 8, estando o ponto 5 ocupado, esta será colocada
na tabela oposta (8).
Observações Importantes:
● O árbitro é soberano;
● O árbitro tem o poder de anular o jogo, quando verificar que há intenção de um
jogador beneficiar o adversário, perdendo ambos, os pontos que poderiam ter
ganho;
Bom Jogo
sexta-feira, 5 de setembro de 2008
Em breve no condaque café..TORNEIO DE BILHAR (Regras)
Publicada por Anónimo à(s) 08:13
Etiquetas: Condaque Jogos
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1 comentários:
ora aí está o q faz falta...boa aposta....
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